[Receita] Coxinha de frango e bacon

10349094_953651048045410_5929015332490543410_n
E para receita de hoje, resolvi preparar o salgado mais querido e famoso no Brasil, a clássica Coxinha De Frango. Esse petisco não tem hora e nem lugar para ser degustado e nos fazer feliz não é mesmo? Vamos para a receita!
Ingredientes massa:
1 copo de 200ml de farinha de trigo (cerca de 200gramas)
250ml de água (pode usar a água do cozimento do frango)
250ml de leite integral
250g de batata inglesa (cozida e amassada)
1 colher (sopa) de manteiga
1 gema
Ingredientes recheio:
1 peito de frango (cozido e desfiado)
50g de bacon
1 cebola cortada em cubinhos
2 dentes de alhos amassados
Sal e pimenta do reino (a gosto)
Salsinha e cebolinha (picadas)
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 ovo
Farinha de rosca (quanto baste)
Um pouco de água, para empanar (1 dedo de um copo 200ml)
Modo de preparo massa:
1 – Cozinhe as batatas até ficarem macias, as amasse com um espremedor (ou com um garfo) e reserve.
2 – Em uma panela grande antiaderente, derreta a manteiga, jogue a água (de preferencia o caldo do cozimento do frango, para agregar sabor), em seguida jogue o leite e mexa bem. Adicione a batata amassada e mexa bem para que ela se misture aos líquidos. Adicione a farinha de uma vez, abaixe o fogo e vá mexendo sem parar até ela começar a dar liga. Adicione a gema do ovo, salpique o sal e continue mexendo. O ponto da massa é quando ela começa a desgrudar do fundo da panela.
3 – Estique a massa em uma superfície lisa, se necessário, salpique um pouco de farinha de trigo sobre a superfície para ajudar a não grudar a massa. Após a massa esfriar um pouco, vá sovando ela (apertando e esticando ela com as mãos, num sentido de vai e vem) para que ela fique mais macia para moldarmos as coxinhas. Reserve.
Modo de preparo recheio:
1 – Cozinhe o frango com água o suficiente para cobrir todo o peito. Adicione sal, pimenta do reino e 2 folhas de louro na água. Cozinhe o frango até ele estar cozido por completo (confira o meio dele se não está mais cru). Isso demora cerca de 30 minutos. Retire ele da panela, reserve o caldo, e jogue o frango em uma bacia com água filtrada e gelo para dar choque térmico e parar o cozimento do frango. Com a mão mesmo, vá desfiando ele, se necessário, após desfiado vá cortando ele com uma faca lisa para ficar bem pequeno.
2 – Em fogo médio, e em uma frigideira antiaderente, jogue um fio de azeite, e frite a cebola e o alho, o bacon e adicione o frango desfiado e mexa bem. Jogue o extrato de tomate, uma concha do caldo do cozimento para hidrata-lo, a pimenta do reino, um pouco de sal e continue mexendo até espalhar bem todos os temperos. Após desligar o fogo, adicione a salsinha e a cebolinha e mexa. Reserve. (Lembrando que o recheio tem que estar bem sequinho quando for para a massa, para que assim a massa não abra no óleo.)
Montagem:
Com a mão untada com um pouco de óleo, pegue um pouco de massa, (a quantidade que você preferir para o tamanho da coxinha) e com as palmas das mãos, faça uma bolinha, com a ponta do dedo, faça um furo no meio e vá abrindo as bordas como se fosse fazer uma cestinha.
Jogue um pouco do recheio no meio e vá fechando e esticando a ponta pra cima para dar o formado da coxinha.
Passe ela no ovo com um pouco de água, passe na farinha de rosca (com um pouco de parmesão ralado, opcional) e em óleo bem quente adicione as coxinhas. Frite-as até estarem douradas. Retire e sirva a seguir.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s